10 mensagens de email marketing que fazem a diferença no relacionamento com seus contatos

postman-300x275

Resumo: A comunicação por email marketing deve fazer parte dos esforços de branding de uma empresa. Veja exemplos de mensagens que podem ser utilizadas no dia-a-dia de relacionamento com stakeholders.

Você já parou para pensar que os contatos de uma empresa não se resumem apenas a seus clientes? Em seu livro “Designing Brand Identity”, Alina Wheeler apresenta um diagrama de todos os stakeholders de uma marca, com todos os perfis de relacionamento que a cercam.

Na imagem à direita, perceba que os clientes representam apenas um perfil no círculo de relacionamento. Claro que, de acordo com o porte e atuação da empresa, o círculo pode ficar um pouco menor, mas em geral, todas as companhias estão cercadas por clientes, prospects, funcionários, concorrentes, parceiros, fornecedores, imprensa, especialistas do setor, órgãos governamentais, investidores e assim por diante.

A qualidade da comunicação com todos esses stakeholders é um fator chave para o branding. E nesse quesito, o email marketing é um importante aliado, que pode ajudar a manter e estreitar os laços entre a marca e seus stakeholders.

A seguir, veja algumas ideias de comunicações por email marketing que qualquer empresa pode adotar para fortalecer sua estratégia de comunicação.

1. Comunicados

Desde simples avisos sobre mudanças de telefone, endereço e horários de atendimento da empresa até notícias de maior impacto como a comunicação de novos gestores, novos negócios, novas oportunidades, aquisições e fusões etc. A ideia é manter seus stakeholders por dentro do que acontece de relevante no dia-a-dia da empresa.

2. Press-releases

Para manter um laço estreito com os profissionais da imprensa e até mesmo facilitar a organização dos conteúdos e notícias divulgados. Há empresas que mantêm um mailing com contatos de jornalistas e editores de jornais, revistas e portais online e enviam um email marketing sempre que há conteúdo relevante a ser divulgado. Muito mais organizado do que uma série de emails com documentos em anexo.

3. Follow up email

Geralmente, empresas que utilizam um CRM para organizar seus clientes e prospects podem configurar uma rotina de ações que visam à conversão, desde o primeiro contato até o envio de proposta comercial. Alguns dias após o primeiro contato e/ou envio da proposta comercial, é possível agendar o envio de um email follow-up para reforçar suas intenções com o contato, quer seja o agradecimento pelo encontro em uma reunião ou o lembrete de que você está à disposição para negociar a proposta comercial.

4. Propostas Comerciais

O próprio documento da proposta comercial pode ser formatado em HTML e enviado no corpo do email. Esse procedimento facilita o aceite da proposta pelo destinatário e documenta o fato através do registro do clique no link de aceite. Mais prático do que pedir para o cliente imprimir a proposta, assinar e devolver digitalizada!

5. Boas-vindas ao funcionário

Nem sempre o email marketing só serve a propósitos externos à empresa. Um novo funcionário pode receber as boas-vindas em um email que registra tudo o que será importante em seu dia-a-dia de trabalho: dados de acesso à Intranet, procedimentos internos, links úteis, contatos de gestores e pessoal do RH etc.

6. Newsletter Interna

Médias e grandes empresas deveriam incluir o email marketing em suas ações de endomarketing para manter seus colaboradores informados e engajados. É possível divulgar, com facilidade, de comunicados internos a programas motivacionais.

7. Welcome email

Dê as boas-vindas ao usuário que acabou de criar uma conta em seu site, de se cadastrar para receber seus emails ou que fez a primeira compra em sua loja. O email de boas-vindas é uma ótima oportunidade para apresentar melhor seus produtos e serviços. Vá além da simples confirmação de cadastro e aborde as pessoas de uma maneira ao mesmo tempo intimista e estratégica.

8. Inatividade

Mesmo quando as pessoas parecem estar distantes, não interagindo mais com seus emails ou já há algum tempo sem realizar uma compra, é apropriado enviar uma mensagem questionando se ainda há interesse do destinatário em fazer parte de seu mailing ou até oferecendo um desconto em uma próxima compra, nos casos do sites de e-commerce.

9. Feedback

Colher feedback das pessoas é importante para validar seu negócio, reavaliar as estratégias, saber se as pessoas sentem falta de algo. Após uma compra, a inauguração de um negócio ou sem motivo algum, é sempre interessante ouvir seu público. Mais interessante ainda é você oferecer um brinde às pessoas que contribuírem com feedbacks relevantes. O Campaign Monitor, por exemplo, envia camisetas aos usuários que participam de suas pesquisas periódicas. O Mailchimp também envia brindes aos usuários, muitas vezes sem motivo algum, e conseguem feedback espontâneo.

10. Aniversário

Pode ser o aniversário de nascimento do seu destinatário, o aniversário de relacionamento (desde a criação da conta, desde a primeira compra etc) e até do opt-in. Leia nosso post Como usar Email Marketing de Aniversário e veja outras dicas para aproveitar esse evento.